A reportagem abaixo ilustra algumas conclusões a respeito do crescimento recente do mercado automobilístico no Brasil.
Ford vê mercado no Brasil mais lento que o esperado - Infomoney.
Não só a Ford, mas também outras montadoras (como a Cherry e a Hyundai) parecem terem superestimado o mercado brasileiro. Não necessariamente no que diz respeito ao número de vendas, ou que o mercado brasileiro deixou de ser interessante para tais empresas. Mas sim, em relação à política de preços e lucros.
A partir do momento em que as montadoras identificaram o incremento da renda e do crédito no Brasil, se estabeleceram aqui com uma política de preços bastante "oligopolista", mantendo margens de lucro bem acima das praticadas em outros mercados, inclusive emergentes.
Agora, e ao longo dos próximos meses, tendem a pagar o preço de tal política. O país já perdeu boa parte do seu encanto em termos econômicos, e as montadoras já pensam em novos mercados.
PS: A revista Exame da última semana também apresenta uma análise na mesma linha. Vale a leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário