O setor bancário sempre foi considerado fundamental para qualquer processo de desenvolvimento econômico (vide Keynes e Schumpeter e seus escritos sobre política monetária e papel do crédito bancário).
Apesar disso, tal setor nunca foi muito regulamentado quando comparado os demais setores oligopolizados e com algum grau de concentração. Tanto no Brasil, quanto em outros países.
No Brasil, após a queda, compulsória, da taxa de juros e por conseguinte, do lucro por operação, as instituições bancárias tiveram que incrementar sua base de clientes para "ganhar na quantidade" (desde que seja um serviço elástico).
Na Folha de SP de hoje (aqui), constam algumas estratégias dos bancos nesse sentido, como o oferecimento de cartões pré-pagos e microcrédito.
No Valor de 2/abr (aqui), consta uma estratégia um pouco mais direta de um dos grandes bancos que atuam por aqui. Oferecimento de brindes caso o cliente parcele sua compra. Segundo o banco: o consumidor precisa entender que parcelar e financiar é uma coisa boa....
Boa para quem mesmo?!
A estratégia dos grandes bancos parece que irá se tornar cada vez mais agressiva. Enquanto o Banco Central ou nenhum outro órgão, efetivamente regulamentar o setor, daqui a pouco faremos financiamentos e parcelamentos de dívidas em troca de cervejas e aulas de yoga (aqui).
Ps: agradeço a colaboração do grande Prof. João Rezende pelas dicas das reportagens.
Estas medidas, como brindes e vir a público falar bem de financiamento, parecem apenas indicadores que realmente a disputa entre os bancos está mais acirrada, o que é ótimo para o consumidor.
ResponderExcluirAo meu ver, o sistema está é melhorando para nós, pobres mortais.